A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Lançamento de publicações e vídeo do SEKELEKANI

Date 20 de Abril de 2018 @ 9:00 - 12:30
Location Anfiteatro do Museu da História Natural
Maputo, Moçambique + Mapa do Google

O Centro de Estudos e Pesquisa de Comunicação SEKELEKANI, uma instituição moçambicana
Independente e sem fins lucrativos, de promoção de comunicação para o desenvolvimento, apresenta esta sexta-feira a partir das 9horas no Museu de História Natural na Cidade de Maputo, três livros resultantes de pesquisas realizadas em 2017 e um outro, traduzido e actualizado ao contexto moçambicano. Na mesma cerimónia será apresentado um vídeo-documentário sobre o impacto da mineração de rubi sobre as comunidades locais de Namanhumbir, distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado.

1. Compilação sobre género expõe vulnerabilidade da mulher

Nesta cerimónia será apresentada a primeira edição da série: “Ligações de género” que é uma compilação de um conjunto de artigos expressivos, produzidos e publicados por pesquisadoras do SEKELEKANI em 2017, em torno desta temática especifica, reflectindo realidades de comunidades e regiões tão distantes e distintas umas das outras, como: Macanga ou Mualadzi (Tete); Namanhumir ou Machipanda (Cabo Delgado e Mania); Massangena ou Nhamaphaza (Sofala e Gaza).
No seu conjunto, os artigos que integram esta coletânea, expõem a tamanha vulnerabilidade a que a mulher está sujeita, perante fenómenos como: violência de motivações políticas; mudanças climáticas; migrações humanas desordenadas; ou tradições impondo-lhe práticas ou condutas humilhantes, baseadas no mito da superioridade do homem.

2. Coletânea de Politicas, Estratégias e Legislação sobre Recursos Minerais

O segundo livro a ser apresentado é uma colectânea de políticas, estratégias e legislação sobre recursos minerais que tem por objectivo, providenciar a entidades públicas e privadas, organizações da sociedade civil, jornalistas, académicos e instituições de pesquisa e aos cidadãos de um modo geral, num só volume, os documentos que constituem o quadro jurídico-legal fundamental que regula um sector económico que está cada vez mais em expansão.

O Professor Doutor Jamisse Taimo, Presidente do Conselho Consultivo do SEKELEKANI diz na introdução do livro, esperar que o mesmo “venha ajudar o trabalho de consulta de todas as partes interessadas, sobretudo na perspectiva do alcance do seu objectivo final: promover o desenvolvimento sustentável e equilibrado de Moçambique, para o benefício de todos moçambicanos, e com respeito pelos direitos humanos das comunidades locais”.

Guias práticos de monitoria e de pesquisa da indústria extractiva para organizações da sociedade civil e para jornalistas.

Na mesma cerimónia será apresentado uma publicação intitulada : “Indústria Extrativa em Moçambique: Guia Prático de Monitoria para Organizações da Sociedade Civil e Comunidades Locais”. O manual contém informação essencial sobre a indústria extrativa em Moçambique como forma de garantir maior conhecimento de todos, tornando a exploração mais transparente e sustentável e que contribua de forma decisiva para o desenvolvimento equilibrado, equitativo e sustentável do país.

E far-se-á igualmente a apresentação do “Manual do Repórter sobre Petróleo e Gás”, um instrumento internacional, traduzido e adptado para o contexto moçambicano pelo SEKELEKANI e que contém os principais conceitos usados na indústria do petróleo e gás, para ajudar os jornalistas a constituir pautas de reportagens sobre a matéria. A temática do petróleo e gás é relativamente nova para os media moçambicanos, sendo que a sua abordagem requer conhecimentos sólidos por parte dos profissionais de media.

Para mais informação, pode contactar: Nelsa Mahumane, Assistente de Comunicação. Email: nelsa.mahumane@sekelekani.org.mz. Telemovel: 840363781.

Detalhes

Data:
20 de Abril de 2018
Hora:
9:00 - 12:30
Categoria de Evento:
Site:
www.sekelekani.org.mz

Local

Anfiteatro do Museu da História Natural
Maputo, Moçambique + Mapa do Google
Telefone:
840363781
View Local Website