- INTRODUÇÃO
O Centro de Estudos e Pesquisa de Comunicação SEKELEKANI, em parceria com o Observatório do Meio Rural (OMR) anunciam a realização de um curso avançado para a formação de jornalistas e editores nas áreas de economia e agricultura.
O curso facultará aos jornalistas e editores um maior conhecimento e capacidade de análise de assuntos económicos e agrários, o que lhes permitirá ter um melhor desempenho das suas actividades profissionais, consequentemente, elevar a qualidade dos conteúdos informativos dos respectivos órgãos de comunicação social.
- ORGANIZAÇÃO DO CURSO
O curso está desenhado para um máximo de 25 participantes, e terá a duração de cerca de 180 horas. O programa está estruturado em seis módulos. Cada módulo terá a duração de 30 horas, leccionadas com uma carga horária de 6horas por semana (o que equivale a 2h/dia, três vezes por semana).
Cada módulo terá a duração de 5 semanas e mais uma semana no final de cada módulo, para a realização de trabalhos, totalizando seis semanas por módulo. Deste modo, o curso terá a duração de 9 meses.
Os módulos do curso são os seguintes:
- Noções de economia
- Desenvolvimento económico e rural.
- Governação e Acesso à Informação
- Políticas públicas.
- Agricultura
- Seminários.
A disciplina “Seminários” será constituída de sessões de debate sobre temas a serem acordados no decurso da próxima formação, em serão tidas em conta sugestões dos participantes.
A pedagogia combinará a introdução/definição de conceitos, teorias e debates teóricos e práticos de forma a existirem aulas participativas e de troca de experiências entre profissionais. Em cada módulo serão convidados especialistas de diferentes áreas para apresentação de temas actuais e relevantes da realidade moçambicana. Estes temas serão seleccionados com contribuições dos formandos.
- HORARIO E CRITERIOS DE ADMISSÃO
O curso funcionará em regime pós-laboral, entre as 17:30 horas e as 19:30 horas, conforme o horário estabelecido.
Podem inscrever-se para frequentar o curso jornalistas moçambicanos em actividade em qualquer órgão de Comunicação social legalmente estabelecido em Moçambique. Os/as candidatos/as devem ter, no mínimo, três anos de experiencia profissional.
Os/as jornalistas interessadas devem submeter a sua candidatura, acompanhada dos seguintes documentos:
- Carta de candidatura, indicando a sua motivação para a frequência do curso;
- Documento comprovando a sua vinculação a um órgão de informação nacional,
- Fotocópia do Bilhete de Identidade ou de qualquer documento de identificação valido.
Sempre que possível, encoraja-se os/as candidatas a juntarem uma declaração do Editor, Director de Informação ou Gestor da Empresa, abonando a sua candidatura ao curso.
- PERIODO DE SUBMMISSÃO DE CANDIDATURAS
Os/as jornalistas interessadas devem submeter as suas candidaturas no período entre o dia 26 de Abril e 2 de Maio de 2017, através dos seguintes endereços:
Endereço Físico:
Centro de Estudos e Pesquisa de Comunicação SEKELEKANI
Av. Olof Palme, nº940 -1º andar. Maputo
Endereço electrónico: .info@sekelekani.org.mz
SEKELEKANI e OMR encorajam vivamente a participação de mulheres jornalistas no curso.